Qual é a estrutura ideal para uma loja de carros?

Qual é a estrutura ideal para uma loja de carros?

silvan imersao

Dados da Fenauto, associação de lojistas do setor automotivo, indicam que em 2022 foram comercializados mais de 13,2 milhões de automóveis no Brasil. Os números comprovam o bom momento vivido pelas lojas de veículos usados – e motivam cada vez mais novos empreendedores a entrarem no mercado.

Se você está pensando em entrar para o ramo de veículos usados ou já trabalha com o setor e quer qualificar as suas vendas, certamente já se perguntou qual é a estrutura ideal para uma loja de carros. Tenha em mente que organização, planejamento e qualificação profissional são aspectos fundamentais para obter bons resultados.

  1. Conheça o mercado

Antes de tudo, é preciso ter conhecimento sobre o mercado automotivo, até mesmo para definir qual é o perfil de clientes que a sua loja atenderá. Desde a localização da loja, passando pelo perfil de carros que serão vendidos, tudo deve ser levado em consideração.

Uma loja especializada em veículos importados, por exemplo, requer uma estrutura e um nível de atendimento diferenciados em relação a uma concessionária. O nível de qualificação dos profissionais envolvidos também deverá ser maior, uma vez que provavelmente você lidará com clientes mais exigentes.

  1. Defina uma estratégia

O segundo aspecto a se considerar é o tamanho do seu investimento. A partir dele é que você definirá a quantidade de veículos em estoque e forma de obtenção de cada um deles. Você seguirá a opção de compra à vista e posterior revenda ou pretende trabalhar com consignação?

Se o nível de investimento é limitado, optar pela consignação pode ser mais interessante em um primeiro momento. Nesse caso, é preciso ter mão de obra qualificada disponível, própria ou terceirizada, para ajustes e consertos nos veículos.

  1. Qualifique a sua equipe

Aqui, não há segredo: quanto mais qualificados forem os profissionais que atuam com você, melhores serão os resultados. Isso significa que desde a recepção, passando pela equipe de vendas, mecânicos e auxiliares, todos devem sempre buscar o desenvolvimento pessoal e profissional, com cursos, palestras e estudos.

É preciso estar atento às novidades que surgem no mercado e os vendedores precisam conhecer os detalhes sobre os veículos disponíveis no estoque. Treinamento e qualificação são aspectos-chave. É por meio deles que você mantém a equipe motivada, estabelecendo um bom clima na organização.

  1. Tenha parceiros para seus negócios

Você não precisa ter um número inflado de profissionais trabalhando em sua loja se não há demanda que justifique. Se o seu volume de carros consignados é baixo, buscar uma parceria com uma oficina é mais interessante do que manter um profissional contratado. O número de vendedores deve ser adequado ao volume de vendas esperado, mas seja realista.

Lembre-se: ninguém vence sozinho no mercado. Você precisa montar a sua rede de apoio como forma de tornar a sua oferta de serviços mais atrativa, sem que isso signifique necessariamente aumentar os seus custos. Busque parceiros que estejam dispostos a crescer com você e que tenham o mesmo nível de profissionalismo que o seu.

  1. Otimize a gestão da sua loja

As rotinas diárias, o cadastro de veículos, os relatórios de atendimentos feitos pelos vendedores… Tudo isso não pode estar apenas na cabeça de alguém. Um sistema de gestão para lojas de carro é algo que você deve considerar para um trabalho mais eficiente.

Em outras palavras, informatizando os processos básicos, você ganha mais tempo para pensar e planejar o que realmente importa: a venda de carros. De forma alguma os investimentos em gestão e em ferramentas digitais deve ser considerado algo secundário.

  1. Atenção ao pós-venda

Seu trabalho não acaba quando um veículo é vendido. Um cliente satisfeito é um cliente com potencial de trocar de carro daqui dois ou três anos. Se ele levou para casa um veículo de qualidade, sob uma boa condição de negociação, são grandes as chances de que ele volte a fazer negócio com você.

Suas ferramentas de pós-venda devem garantir que essa comunicação continue existindo e que sua marca seja constantemente lembrada pelo cliente. Lembre-se: é mais fácil fidelizar clientes que você já tem do que conquistar novos. Por isso, dedique profissionais qualificados ao pós-venda para obter os melhores resultados.